Criar uma Loja Virtual Grátis
A CRIAÇÃO, DEUS E O HOMEM
A CRIAÇÃO, DEUS E O HOMEM

A CRIAÇÃO, DEUS E O HOMEM

 

Apesar de haver mais de uma descrição sobre a criação do mundo, cada uma delas é de acordo com sua crença no divino, ou mesmo na negação da existência Deste. Abaixo estarão as três teorias mais comentadas ou discutidas, com base nessas teorias estará pautada o pensamento sobre o Divino e a conduta humana.

 

A Criação

Teoria do Big Bang

Segundo essa hipótese, os corpos celestes de hoje são produtos da transformação física dos fragmentos daquilo que explodiu no Big Bang que originou o universo. E essa explosão teria ocorrido há cerca de 20 bilhões de anos atrás.

O que hoje nós chamamos de galáxias, surgiram a partir de um mesmo ponto, de um provável bloco de matéria original.

Ela foi proposta pelo astrofísico belga Georges Lemaître, que acreditava que no passado remoto o Big Bang teria originado todo o Universo. 

Naquela matéria original, que deve ter existido no centro do espaço cósmico, certamente esteve reunido todos os prótons, nêutrons e elétrons que hoje existentes em qualquer parte do Universo. Essa massa ainda não teria a estrutura atômica ou molecular. Essa matéria teria sido batizada pelo astrofísico Milne de Ylem, que quer dizer “ventre gerador”.

A incalculável pressão no interior do Ylem determinou a elevação de sua temperatura a bilhões de graus. E foi em conseqüência dessa alta temperatura e a pressão fez que o ovo cósmico explodisse. (Ovo cósmico ou ovo pré-atômico, que era o conjunto de todos os Ylem) Lançando enormes fragmentos do Ylem em todas as direções.

A partir da explosão em que os Ylem foram lançados para longe, os átomos procuravam alcançar um estágio de equilíbrio elétrico com os prótons, começavam então a surgir os primeiros átomos.

A formação em seqüência dos átomos dos vários tipos de elementos químicos deve ter levado muito tempo, mas permitiu o aparecimento de imensas massas gasosas e de poeira cósmica, que se expandiram pelo espaço. Com a condensação desses gases e da poeira cósmica, nasceram as primeiras nebulosas, só que muitos bilhões de anos depois é que a densidade aumentou no interior de cada grande massa, levando a formação das estrelas e das galáxias, e com a ação da gravidade a matéria ficou girando sobre si própria, foi se condensando e chegou mesmo a formar corpos celestes de extraordinária densidade.

Dessa forma, nasceu o Universo, dentro dele, a Via-Láctea, apenas uma galáxia que não é das maiores dentre milhões de outras.

E quase na borda dessa imensa nuvem luminosa em forma de disco, com cerca de 100 bilhões de astros, nasceu uma modesta estrela, que também não é das maiores, e que recebeu o nome de SOL.

 

Teoria da Evolução de Darwin

Na realidade esta teoria não foi somente obra de Charles Darwin e pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace, mas pela fama do primeiro, a teoria acabou recebendo o nome de Darwin, pois era o mais famoso.

Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum, em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes destes, com modificações: resultado da seleção natural.

Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si: resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas são hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte.

A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, diretamente ou indiretamente, por esses e pela sua sobrevivência. Dessas variações, algumas podem ser vantajosas nesse sentido, permitindo que alguns, nesse cenário, se destaquem e outros não. Esses últimos podem não sobreviver e tampouco podem se reproduzir.

Aqueles que sobrevivem (os mais aptos), podem transmitir à prole tal característica que permitiu sua vitória, caso seja hereditária.

Esse processo, denominado seleção natural, resulta na adaptação de determinados indivíduos ao ambiente, frente a outros não adaptados, e também no surgimento de novas espécies.

 

Teoria Criacionista cristã

No princípio criou Deus o céu e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas 

E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.

E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

 

Deus

 

Por mais que se procure, não encontramos nenhum lugar onde Deus tenta provar a sua existência, mesmo nos livros sagrados isso não acontece, nesses simplesmente o divino diz que existe, deixando para nós o crer ou não sua existência, e assim surgem os defende Sua existência e aqueles que a negam, isto é, os chamados ateus.

Algumas pessoas não aceitam sua existência, Richard Dawkins, diz que Ele só existe para aquele que crê; Stephen Hawking argumenta que, em vista das recentes descobertas e avanços da ciência, sobretudo na área da cosmologia, a existência de um deus responsável pela existência e pelos eventos do universo mostra-se não apenas desnecessária, mas também altamente improvável, para não dizer incompatível.

Da mesma forma, Emile Durkheim foi um dos primeiros a sugerir que os deuses representam uma extensão da vida social humana para incluir os seres sobrenaturais.

O anarquista Mikhail Bakunin faz uma crítica à ideia de Deus posicionando-O como sendo uma ideia criada pelas elites

O teísmo sustenta que Deus existe realmente, objetivamente, e independentemente do pensamento humano, ou seja, se a pessoa acredita na existência do Divino não importa se o outro crê ou não.

O Teísmo aberto, pelo contrário, afirma que, devido à natureza do tempo, a onisciência de Deus não significa que a divindade pode prever o futuro. Para estes, Deus possui limites.

O Deísmo afirma que Deus é totalmente transcendente: Deus existe, mas não intervém no mundo para além do necessário para criá-lo, eles creem em um Ser que não se importam muito com os acontecimentos do mundo.

Para os teólogos protestantes, Deus é um ser onisciente (sabe todas as coisas), é onipresente (está presente em todos os lugares), é onipotente (é poder), este pensamento não é aceitos por todas as linhas, principalmente a filosófica.

 

Homem

Entre todos os seres que existem no solo terrestre o ser humano é o mais especial deles, possui capacidades que somente ele possui, embora possua algumas que são comuns a todos, a definição do que seja ser vivo, aprendida nas escolas pelos professores de ciências é que “todo ser vivo nasce, cresce, reproduz e morre”.

Todo ser humano possui algo que lhe é particular, é a inteligência, a inteligência é o que diferencia dos demais seres vivos, pois é ela da faz com sejamos capazes de captar informações, guardá-la, compreender as informações que nos foram passadas, usar essas informações quando for necessário fazer escolhas, e caso faça uma escolha errada avaliar a mesma e, refazer os passos dados.

A inteligência faz com que nosso cérebro possa ser considerado como a memória de um computador, que somente usa as mesmas quando solicitado. Ela é a grande responsável por sermos capazes aprender e esta capacidade está presente em qualquer pessoa, a menos que elas possuam algum distúrbio.

Algo presente em cada um é a sabedoria, que alguns acham que é sinônima da inteligência, mas, para muitos estudiosos, sabedoria é a capacidade do cada ser humano possuiu de utilizar os conhecimentos adquiridos com a inteligência de tal maneira que possa fazer o bem para si e para os outros, dois exemplos que possam tornar bem claro esta afirmação é: imagine que você se sente mal das vias respiratória, procura por um médico, este lhe diz que o seu problema é causado pelo uso do cigarro ou de sua exposição à fumaça do mesmo, de repente abre sua gaveta e retira um cigarro e o acende. Não se pode negar que ele seja possuidor de inteligência, porém podemos negar sua sabedoria; outro exemplo é do burro, que se montar em um e tentar atravessar um ponte que não ofereça segurança, quando chegar próximo a ela, ele irá empacar e não colocará suas patas na ponte, podemos negar que o burro possua inteligência, mas não podemos negar sua sabedoria.

Além disso, podemos também observar o funcionamento do corpo humano, percebemos que cada parte está em seu lugar correto, e não conseguimos pensar em uma pessoa que possua um corpo diferente, quando isso acontece dizemos que possuiu alguma anomalia.

 

Conclusão

No que diz respeito à criação, a teoria do Big Bang diz que antes da criação já existia alguma coisa, embora eles a chamem de anti-matéria, ou algo que tenha provocado a grande explosão, não nega a existência do Divino, embora não lhe dê crédito pela criação.

A teoria da evolução diz que o que temos no mundo, como ser vivo, como vemos hoje, é fruto de uma evolução, isto é, cada ser vivo se adapta ao ambiente e o momento em que vive, e assim nos aprimoramos cada vez mais, de acordo com as necessidades para a sobrevivência da espécie, o que é inegável, mas não se pode dizer com isso que um dia eu ou você fomos um macaco ou animal qualquer.

Sobre Deus, entre os pensamentos apresentados, o que se pode dizer é que cada um pensador tem o direito de expor seu pensamento a respeito, principalmente quando somos concordes como ele em dizer que a existência do Divino está condicionada a sua crença, assim sendo, tanto o sábio quanto o ignorante o negar ou aceitar essa existência é direito seu.

No que diz respeito ao homem, ninguém pode negar a sua perfeição física ou psíquica, tanto que se um indivíduo possui dedos é considerado “especial”, se suas escolhas não condizem com o que a maioria das pessoas tem como normal, diz-se que psiquicamente ele não está bem, logo existe um padrão que achamos ser perfeito.

Por isso eu, a cada dia que passa, mais creio na existência de um Deus Criador, mas isso não é uma negação da teoria darwiniana, pois sei que as espécies evoluem, porém, não participo da crença de que um ser animal, sem capacidade de raciocínio lógico, não configurar informações recebidas com a mesma velocidade que o homem, possa chegar aonde chegamos. Além do mais não posso me privar da beleza que é saber que existe um Ser que, com amor, me criou com amor me mantém e por amor, para me manter mais de Si, enviou se Filho para morrer em meu lugar.

Você não é fruto de um acaso, você não veio de um ser inferior, mas, como disse Richard Dawkins é necessário que creia, e quanto mais você procurar conhecer do Seu amor e o desejo Dele para sua vida, mais esse crença fortalece, e com certeza mais feliz serás.

 







Total de visitas: 1447